DIETA E NUTRIÇÃO FRUTAS

Abacaxi → O que e Abacaxi, Benefícios, Propriedades e Como Consumir

5 (100%) 1 vote

Abacaxi → O que e Abacaxi, Benefícios, propriedades e como consumir. Alem disso, O abacaxi e uma fruta com muito nutrientes e a polpa do abacaxi tem grande quantidade de água e fibras, mas não é a única parte comestível, sua casca também pode beneficiar a saúde.

O abacaxi é encontrado em países tropicais e subtropicais temperaturas médias e altas, mas sua origem é americana. Sua árvore é o abacaxizeiro, da família bromeliales e na América latina é também é conhecido como ananás. Possui as vitaminas B1, C e A  Hoje é mundialmente conhecida e apreciada. Resistente e espinhoso do lado de fora, perfumado, delicioso e extremamente saudável por dentro. O abacaxi contém zero de gordura e colesterol e é abundante de vitaminas A, B, C, potássio, manganês, cobre e uma dúzia de outros minerais e nutrientes que nosso corpo necessita regularmente.

O que e abacaxi:

O abacaxi é uma fruta tropical e refrescante, muito apreciada no mundo todo nas versões in natura e até mesmo em produtos industrializados. Seu sabor é acentuadamente azedo e vai ficando mais doce conforme a fruta amadurece. Os maiores benefícios do abacaxi podem ser experimentados na versão in natura, sem adição de açúcar.

É uma ótima opção de sobremesa nos dias quentes, podendo ainda ser usado para fazer sucos, saladas de frutas, doces, geleias, em combinação com pratos salgados e até mesmo assado, para acompanhar aquele famoso churrasco. É rico em água, ajudando a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras, essenciais para a promoção da saúde.

Devido à presença de bromelina, uma enzima capaz de digerir proteínas, o abacaxi é muito usado como amaciante para carnes menos nobres. A carne é deixada marinando algum tempo no suco de abacaxi para que fique mais macia pela ação da enzima.

As enzimas, presentes em grande quantidade no abacaxi, são substâncias orgânicas proteicas. A principal delas é a bromelina. Essa enzima tem como função quebrar as ligações entre os aminoácidos (moléculas orgânicas formadas por átomos) destruindo a proteína. É o caso da gelatina, que, ao entrar em contato com o abacaxi, mantêm-se amolecida, sem proteína.

E em alguns lugares, as pessoas costumam comer carnes regadas pelo suco do abacaxi, devido às enzimas presentes nele, para amolecer tais alimentos. Tal enzima (bromelina) também reduz inflamações.

Quais as propriedades do abacaxi?

Uma porção de 100g de abacaxi, o equivalente a uma fatia média, contém aproximadamente 50 calorias, a grande maioria proveniente de carboidratos, aproximadamente 13g deles por porção. Contém ainda quantidades mínimas de proteína e gorduras, mas é rico em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina. Em 100g de abacaxi encontramos 1,4g de fibras, o que corresponde a 4% das necessidades diárias desse nutriente. Contém também uma enzima chamada bromelina, cujos ações no organismo humano serão explicadas a seguir.

Usos medicinais:

O abacaxi pode ser utilizado para tratar diversos problemas de saúde e não somente gripes ou resfriados. É digestivo, anti-inflamatório e antibiótico. Consumi-lo como fruta ou em sucos tem efeito depurador no sangue, ajudando a curar furúnculos.

Os índios o utilizam no combate às tosses, dores de garganta com inflamação, limpando as mucosas e dissolvendo os mucos que congestionam o aparelho respiratório e laríngeo. Ainda auxilia no tratamento da artrite e do reumatismo.

Benefícios do abacaxi:

  • Controla o nível do colesterol no sangue;
  • Acelera a cicatrização dos tecidos;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Auxilia no tratamento de pedras nos rins;
  • Combate viroses;
  • Combate anemias;
  • Auxilia no problema da retenção de líquidos;
  • Ajuda a perder peso;
  • Previne o envelhecimento.

Cuidado com o consumo do abacaxi:

Assim como tudo na vida precisa ser aproveitado com moderação, com equilíbrio, o abacaxi não foge à regra. Pois, se consumido diariamente e em quantidade anormal, pode irritar a parede do estômago, causando mal-estar ou até gastrite.

Suco detox de abacaxi com gengibre:

  • 2 fatias de abacaxi
  • 300 ml de água gelada
  • 3cm de gengibre picadinho

Bata tudo muito bem e sirva: Para um efeito mais potente não use açúcar e beba assim que terminar de fazer. O melhor horário para consumir é pela manhã. Uma outra receita para acelerar seu metabolismo e pôr para fora as toxinas do corpo é este abaixo. Confira:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.