ALIMENTOS DIETA E NUTRIÇÃO FRUTAS

As 7 Frutas Laxativas Que Combatem a Prisão de Ventre

Rate this post

As 7 frutas laxativas que combatem a prisão de ventre. Além disso, Ter intestino preso (ou constipação intestinal, obstipação intestinal, empate, prisão de ventre) é bem mais comum do que você imagina. Continue lendo e conheça Frutas que Auxiliam no Bom Funcionamento do Intestino!

Prisão de ventre é um problema comum e que causa diversos transtornos. De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), 20% da população ocidental apresenta o problema. O mal é prevalente principalmente nas mulheres, tanto que rendeu a pesquisa Saúde Intestinal da Mulher (SIM), realizada pela FBG e a Danone Research em 2012. Duas em cada três mulheres têm problemas intestinais, inclusive a constipação. Isso atrapalha não só o organismo, mas também a parte emocional. Das mulheres entrevistadas, 69% acreditavam que o problema impactava em seu humor e 50% diziam sentir também cansaço e falta de concentração.

frutas-vermelhasComo esse assunto está intimamente ligado à alimentação, diversos são os alimentos que podem influenciar na melhora desse problema. A substância mais comum são as fibras. “As insolúveis são parcialmente fermentadas no intestino grosso diminuindo assim o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino, aumentando a massa fecal”, explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional.

Frutas vermelhas silvestres para combatem a prisão de ventre: Framboesas, amoras, mirtilos, morangos, todas são frutas que soltam o intestino porque são ricas em fibras. Meia xícara de framboesa, por exemplo, contém 4 g de fibras. Estas frutas silvestres são uma maneira saborosa de estimular os movimentos dos músculos do cólon. Além disso, elas são cheias de antioxidantes que dão energia, previnem contra doenças degenerativas e nutrem o organismo.

Ameixa para combatem a prisão de ventre: Algumas frutas dessa lista vão surpreender você, mas comecemos com uma mais conhecida por suas propriedades favoráveis a um intestino regular, a ameixa. Muito famosa por sua alta quantidade de fibras, e não é só isso! “Um estudo realizado em 2002 apontou que a ameixa preta e o suco de ameixa são potentes

Estimuladores da motilidade intestinal, pois contêm o ácido diidroxifenil isatina”, explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional. Além disso, ela contém sorbitol. “Umas substância com efeito de absorver mais água do organismo, e isso, aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal”, ensina a nutricionista funcional e clínica Daniela Jobst. Está explicado porque nossas avós sempre recomendam essa fruta! A quantidade ideal é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia.

Mamão para combatem a prisão de ventre: Essa fruta possui uma substância (a papaína) que é uma grande amiga aliada do nosso intestino. A papaína é uma enzima que auxilia na digestão de proteínas, diminuindo o tempo de exposição do bolo fecal.

A papaína propícia haver uma melhora na absorção dos nutrientes, logo não há motivo para ficarem retidos no intestino. Portanto, o efeito ajuda a digestão a funcionar melhor e aprimora o trânsito e a constipação. O indicado é consumir de 200 a 400 gramas de mamão por dia.

Maçãs para combatem a prisão de ventre: Uma maçã média com a pele fornece mais de três gramas de pectina, uma fibra que ocorre naturalmente nesta fruta e a coloca entre as que principais frutas que soltam o intestino. Os altos níveis de pectina funcionam ajudando a aglomerar o excesso de toxinas nos intestinos e a lavá-los para fora do corpo.

Abacaxi para combatem a prisão de ventre: Os nutrientes mais difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo são as proteínas, assim, um alimento que auxilie nesse processo é muito bem vindo, não é? O abacaxi então é um grande aliado nesse processo devido as bromelinas. Essa enzima facilita o melhor aproveitamento dos nutrientes e favorece a digestão pesada. Devemos consumir até duas fatias por dia, ou usar o abacaxi como sucoabacaxi (1)

Frutas secas para combatem a prisão de ventre: As frutas secas são uma escolha inteligente se você estiver com o intestino preso, pois elas contêm mais fibra do que as frutas frescas por porção. O processo de secagem concentra todos os nutrientes no fruto, bem como as fibras.

Uma xícara de passas, por exemplo, contém 7 gramas de fibras, enquanto uma xícara de uva contém apenas um grama. Além da uva passa, ameixas, bananas, maçãs, figos e damascos secos também são excelentes fontes de fibra.

Kiwi para combatem a prisão de ventre: O Kiwi, a fruta não é tão consumida no Brasil, mas eu aprecio muito. É uma aliada à digestão devido a uma enzima que estimula os receptores do cólon, auxilia na mobilidade dessa estrutura e facilita portanto a laxação.

A enzima também provoca a hidrólise de proteínas, mecanismo que auxilia no processo intestinal. Somando-se isso tudo às fibras naturais do kiwi, tem-se um ótimo efeito contra a constipação. Para não errar na dose, você deve consumir até dois kiwis por dia, e o mais indicado é comê-los em lanches intermediários às grandes refeições.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.