CHÁ DICAS DE SAÚDE EMAGRECER REMÉDIOS NATURAIS

Chá de hibisco: Saiba tudo sobre essa planta que está ganhando a mesa brasileira

5 (100%) 1 vote

Chá de hibisco Saiba tudo sobre essa planta que está ganhando a mesa brasileira. Utilizado há muito tempo como chá medicinal na África, Ásia e Caribe, o chá de hibisco vem sendo descoberto pelo restante do mundo graças aos diversos benefícios que traz à saúde.

Além de ser rica em compostos antioxidantes, a bebida preparada com o cálice da planta conhecida como Hibiscus sabdariffa tem ação diurética e pode ser uma grande aliada da perda de peso.

Já há algum tempo utilizado em outras partes do mundo para fins medicinais, o chá de hibisco está se tornando cada vez mais comum no Brasil. Devido aos seus diversos efeitos benéficos à saúde e às propriedades que, segundo alguns pesquisadores, ajudam a emagrecer o hibisco tem se tornado rotineiro para muitas pessoas. Será que o chá de hibisco realmente emagrece?

Confira nesse post tudo sobre esse chá e tire outras dúvidas comuns que surgem na hora de começar a fazer uso dele.

O chá de hibisco serve para quê:

O chá de hibisco, preparado especificamente com o botão da flor da espécie hibiscus sabdariffa, serve para melhorar diversos aspectos da sua saúde. Pesquisas apontam que o chá possui propriedades que regulam a pressão sanguínea e controlam o colesterol. Além disso ele melhora o sistema imunológico, acaba com distúrbios digestivos e SIM, até mesmo emagrece.

Os benefícios do chá não param por aí. Além de tratar esses problemas citados anteriormente, o composto é rico em vitamina C, minerais e antioxidantes. Dessa maneira, ele pode inclusive tratar sintomas relacionados a ansiedade e depressão. Esses dois últimos sem comprovação cientifica.

Como tomar:

O chá de hibisco comercialmente é vendido por meio dos botões secos da flor da planta e deve ser preparado fazendo uma infusão da sua matéria prima. Ele tem cor avermelhada e um sabor um pouco amargo, podendo ser tomado duas vezes ao dia. Por isso, a melhor opção é tomar o chá de hibisco gelado, para amenizar seu gosto forte. Uma ingestão em jejum ao acordar e outra antes de dormir.

O chá de hibisco emagrece mesmo:

O chá de hibisco realmente ajuda na perda de peso. Como é sabido o ganho de peso ocorre quando o nosso organismo passa a acumular energia em excesso. E nosso corpo faz isso por meio dos alimentos que ingerimos como carboidratos e açucares. É nesse aspecto que o hibisco atua ajudando no emagrecimento.

O chá ajuda a inibir a produção de amilase, enzima catalisadora da hidrólise da amilopectina, do glicogênio em maltose e glicogênio. Mas a inibição desse monte de nome estranho significa o quê? Basicamente ela ajuda a diminuir a absorção de açucares pelo organismo, inclusive dos advindos dos carboidratos. Dessa maneira, ele diminui a absorção diária total de calorias.

Benefícios do chá de hibisco:

Principais nutrientes do chá de hibisco:

  • Minerais: ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre e cálcio;
  • Vitaminas: A, C, tiamina (B1), riboflavina (B2) e ácido fólico;
  • Ácidos orgânicos: entre 15 e 30% do chá de hibisco é composto por substâncias como os ácidos málico, tartárico e cítrico, três tipos de fitonutrientes que servem para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde da pele.

Fibras e gorduras também estão presentes nas flores de hibisco, mas em quantidade muito pequena. O chá também não contém colesterol e não é fonte de cafeína.

No inicio desse texto citamos alguns benefícios que o chá de hibisco traz aos seus consumidores, porém, como esses efeitos são realmente trazidos pelo composto? Confira as principais propriedades do chá relacionadas aos efeitos citados:

Controle da pressão sanguínea:

Segundo um estudo publicado no ano de 2008 pela AHA (Associação Americana do Coração), o chá diminui os problemas de pressão em adultos que estejam nos níveis iniciais e médios do problema. Isso devido ao fato de que o hibisco possui propriedades que protegem o coração e ação anti-inflamatória.

Diminui o colesterol:

As propriedades hiperglicêmicas do composto atuam ajudando a reduzir o açúcar no sangue. Como conseqüência, o chá reduz também colesterol LDL, o ruim.

Protege o fígado:

Esse benefício advém das propriedades antioxidantes do chá, que neutralizam o radicais livres presentes nas células e tecidos.

Ação anti-inflamatória:

Essa flor também é rica em vitamina C, substância que comprovadamente melhora o sistema imunológico, protegendo inclusive de doenças como a gripe.

Melhora os aspectos da depressão:

Por possuir na sua composição uma alta concentração de flavonoides, o chá de hibisco diminui a depressão, ajudando a acalmar o sistema nervoso.

São muitos benefícios, não é verdade? E além de possuir todas essas propriedades, ele ainda ajuda na saúde do cabelo. Alguns estudiosos afirmam que o chá gelado, quando aplicado no cabelo, ajuda a aumentar a velocidade de crescimento dos fios assim como deixa eles mais fortes, evitando a queda.

Contraindicações:

Apesar de ser uma planta com inúmeros benefícios a saúde, o chá de hibisco possui algumas contraindicações. Por exemplo, o chá não é recomendável a mulheres que estejam em período gestacional. Isso porque o composto estimula o sangramento do útero e da região pélvica, podendo resultar em danos ao feto. Existe até a lenda de que o hibisco causa infertilidade por estimular tanto a contração dos músculos uterinos, mas isso não é comprovado.

O produto também deve ser evitado por pessoas que possuem alergia a ele. Ele pode provocar irritação no olhos, febre alta e até mesmo efeitos alucinógenos. Por isso, ao começar o consumo do hibisco observe se você desenvolve algum desses efeitos, e em caso positivo, suspenda o uso.

Chá de Hibisco: preço

Atualmente o chá de hibisco é bem comum em território brasileiro e pode facilmente ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais. O preço médio do hibisco seco com 500g é de R$ 15. Esse valor pode sofrer grandes alterações conforme a marca e forma de comercialização. Porém, no geral, o hibisco é bastante acessível.

Chá de hibisco com canela:

Se você já experimentou o hibisco e percebeu o gosto forte dele, sabe que não é qualquer um que se adapta a esse sabor. Portanto, para quem não aguenta tomar o chá tão amargo, uma boa opção é fazê-lo com canela. Você não precisará usar açúcar e mudará completamente o sabor. Aí uma receitinha de chá de hibisco com canela:

Receita de chá de hibisco com canela:

Ingredientes:

  • 5 gramas de flor de hibisco seca;
  • 200 ml de água;
  • canela em pau.

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver. Assim que fervida, coloque as flores de hibisco com a canela. Tampe por 5 minutos e deixe em infusão. Após esse período, é só coar e consumir.
  • Pra quem não gosta tanto do doce da canela, colocar gengibre dá uma reflorescência diferente.
  • Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos para todos saberem as maravilhas de adicionar o chá de hibisco à sua rotina.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.