DICAS DE SAÚDE EMAGRECER FRUTAS SUCOS SAUDÁVEIS

Limão → Emagrece? Conheça Os Benefícios Desta Fruta

Rate this post

LimãoEmagrece? Conheça Os Benefícios  Desta Fruta. Além disso, o limão é fruta cítrica, e diferente do que muita gente pensa, ele é limão originário do sudoeste asiático. Por sua localização geográfica pertencer a faixa tropical, o limoeiro – árvore que dá origem a fruta, se adapta facilmente em países que tenham clima tropical e temperado.

Não importa a variedade, o limão é extremamente benéfico à saúde. Nessa fruta de sabor ácido e aparência comum, escondem-se inúmeras vitaminas. A mais conhecida é a vitamina C, encontrada também em frutas como laranja, kiwi, acerola e goiaba; e ainda nos vegetais de cor verde-escura. O ácido cítrico e os bioflavonóides também podem ser encontrados no limão. Segundo a nutricionista, o suco do limão pode ser ingerido à vontade. ‘Não há toxicidade no consumo dele, pois o excesso de vitamina C é excretado pela urina’, explica.

Tipos de Limão: Embora poucas pessoas saibam, existe muitos tipos de limão, entre os mais conhecidos e consumidos pelas pessoas estão:

  • Limão Taiti;
  • Limão galego;
  • Limão cravo;
  • Limão siciliano;

Valor nutricionais de limão: Os limões são baixos em calorias, mas contêm uma boa quantidade de fibra e a vitamina C – mais nutrição de limão tem alguns outros micronutrientes também.

Um limão sem casca contém aproximadamente:

  • 24 calorias
  • 7,8 gramas de carboidratos
  • Proteína de 0,9 gramas
  • 0,3 gramas de gordura
  • 2,4 gramas de fibra dietética
  • 44,5 miligramas de vitamina C (74% DV)
  • 116 miligramas de potássio (3 por cento DV)
  • 0,5 miligrama de ferro (3 por cento DV)
  • 0,1 miligrama de vitamina B6 (DV 3 por cento)

Além disso, os limões também contêm uma pequena quantidade de tiamina, folato, ácido pantotênico, cálcio, magnésio e cobre.

Muitas pessoas também usam limões para fazer água de limão. Se você usar o suco de metade de um limão e misturar com água, um copo de água limão contém aproximadamente:

  • 6 calorias
  • 2 gramas de carboidratos
  • Proteína de 0,1 grama
  • 0 gramas de gordura
  • Fibra dietética de 0,1 grama
  • 10,8 miligramas de vitamina C (18 por cento DV)

Cada copo de água de limão também contém um pouco de potássio e folato também.

Beneficio do limão: Adicionando limão à água é uma maneira fácil de obter alguns dos benefícios nutricionais deste fruto. Limões são pobres em gordura saturada e sódio e são também uma boa fonte de ácido fólico, potássio e vitamina C.

O folato é uma vitamina B solúvel em água conhecida para prevenir defeitos do tubo neural durante a gestação; ele também pode prevenir o declínio cognitivo, câncer, certas doenças psiquiátricas e doenças cardiovasculares.

Potássio constrói proteínas, mantém o crescimento normal do corpo e controla a atividade elétrica do coração. E por último, a vitamina C é necessária para o crescimento e reparação de tecidos em todas as partes do nosso corpo.

Como um antioxidante, que contém nutrientes que bloqueiam os danos causados por radicais livres, que podem desempenhar um papel no cancro, doenças do coração e da artrite.

Auxílio na digestão: O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar compostos tóxicos, sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão.

Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

Reduz risco de desenvolvimento de câncer: Assim como as demais frutas cítricas, o limão é contém altos níveis de flavonas, que são compostos antioxidantes. Esses compostos, agem exatamente como protetores que dificultam a errônea multiplicação de células o que diminui drasticamente as chances de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

Aliado no emagrecimento: A maioria das pessoas possuem o desejo de ter um corpo bonito eemagrecimento saudável, principalmente em épocas de calor, sendo assim, muitas alunas me fazem o seguinte questionamento, é verdade que limão emagrece? Por que isso acontece?

Eu respondo que sim, é verdade! Limão realmente ajuda no emagrecimento, e vou contar o motivo disso. Como citado anteriormente, essa poderosa fruta é repleta de minerais, e antioxidantes, além do que já disse anteriormente, o limão possui polifenóis em sua composição, esse tipo de substância é capaz de diminuir a resistência à insulina de pessoas eutroficas, ou que estejam em sobrepeso, obesidade ou que sejam portadores de diabetes.

Essa diminuição de resistência à insulina, faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética o que automaticamente causa o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento.

Porém aqui vai um alerta, uma dieta a base de limão pode ser perigosa, por ser uma fruta rica em vitamina C, o seu consumo excessivo pode causar hipervitaminose, algo tóxico para o organismo.

Sugestão: Molho de limão para salada:

Ingredientes:

  • 50 ml de limão,
  • 150 ml de azeite,
  • 1 colher de cheiro verde picado,
  • sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: Coloque os ingredientes em um pote de vidro com tampa, feche e chacoalhe bem até ficar homogêneo e cremoso. Se preferir, bata à mão com garfo ou fouet até atingir uma consistência cremosa.

Efeitos Colaterais do Limão: Para a maioria das pessoas, os limões podem ser consumidos e apreciados com risco mínimo de efeitos colaterais. No entanto, algumas pessoas podem querer considerar limitar sua ingestão.

As alergias aos citrinos são incomuns, mas foram relatadas e podem causar sintomas de alergia alimentar como urticária, inchaço, asma e pele corada. Se você tiver sintomas negativos depois de comer limões, certifique-se de interromper o uso imediatamente e falar com seu médico.

Além disso, embora o perfil de nutrição de limão seja bastante impressionante, é definitivamente possível exagerar. Devido ao ácido cítrico encontrado em limões, comer demais pode fazer com que o esmalte em seus dentes se corra, resultando em maior sensibilidade.

Finalmente, aplicar limão diretamente na sua pele pode aumentar a sensibilidade aos raios UV, por isso, certifique-se de usar protetor solar ou manter a exposição ao sol com moderação para evitar queimaduras solares.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.