ALIMENTOS DICAS DE SAÚDE FRUTAS

Os 19 Benefícios do Pequi Para a Saúde

Rate this post

Os benefícios do pequi para a saúde. O pequi e um fruta muito conhecido no brasil. Além disso, O pequi é uma fruta brasileira comum em Minas Gerais e Goiás por ser muito nutritivo. Sua cor é amarela, tem o cheiro e o sabor bem característico e pode ser ingerido cru ou cozido e junto a outros alimentos

O pequi, de acordo com a nutricionistabenefícios do pequi para a saúde é bom para a imunidade, para a visão, para a saúde da pele e o pequi ajuda muito a diminuir o nível de colesterol ruim. “Pesquisas cientificas estão mostrando o valor nutricional e a importância do pequi para diminuir os radicais livres – aqueles radicais que ajudam a formar doenças crônicas e inflamatórias e até o câncer

Aliado do benefícios do pequi para a saúde do coração Os ácidos graxos mono-insaturados do pequi podem ajudar a melhorar o perfil do colesterol no organismo, por reduzirem o colesterol LDL, considerado ruim para a saúde. O LDL quando oxidado pode se acumular em placas de gordura nos vasos sanguíneos, podendo levar ao seu entupimento em longo prazo, o que pode causar diversas doenças cardiovasculares como infarto e AVC.

Benefícios do Pequi e Rico Em Fibras: A fruta é rica em fibras e ajuda no funcionamento do intestino. Melhora a flatulência, cólicas, melhora a diarreia e também diminui os níveis de colesterol ruim diminuindo o risco de doenças cardíacas

Benefícios do Pequi e Fonte De Potássio: A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.

Benefícios do Pequi e Bom Para Prevenção Do Câncer: Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como o pequi, pode prevenir diversos tipos de câncer. Isso porque eles combatem os radicais-livres, compostos que levam a processos de degeneração dos tecidos do corpo, além de causarem mutações que podem levar ao câncer.

Benefícios do Pequi e Ácidos Graxos Monoinsaturados: Por conter uma grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, o pequi é um fruto que se for consumido frequentemente pode ajudar a nos proteger de doenças cardíacas e manter o coração saudável por diminuir o nível de colesterol ruim.

Benefícios do Pequi e Compostos Anti-inflamatórios: Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

Benefícios do Pequi e Bom Para Combate ao Envelhecimento Precoce: Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, portanto consumir alimentos ricos em antioxidantes, como o pequi, é benéfico para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a elasticidade da pele.

Benefícios do Pequi e Betacaroteno: O pequi tem um teor elevado de carotenoides que funcionam como antioxidantes e ajuda a combater os radicais livres. Previne a degeneração muscular e ajuda a manter a saúde dos olhos

Benefícios do Pequi e Uma Boa Fonte De Vitaminas: O pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenóides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer o fruto do pequi e outros alimentos ricos em carotenóides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

Benefícios do Pequi e Bom Para Pele e Cabelos Bonitos: Por conter tocoferol e vitamina A, existem produtos cosméticos com o óleo de pequi para manter os cabelos e a pele mais bonita. Consumir o fruto também pode trazer esses benefícios, além de melhorar a cicatrização.

Benefícios do Pequi Para Articulação e Dor Muscular: Estudos orientados sobre a inclusão do Pequi na dieta do atletas verificou que a inflamação geral das articulações e músculos que, normalmente são constatado após os exercícios, foi reduzida. Isto poderia ser benéfico para pessoas que sofrem com artrite e condições inflamatórias.

Benefícios do Pequi e Ricos Em Óleo Essencial: óleo essencial de Pequi pode ser extraído das nozes / sementes dentro do mesocarpo da fruta pequi. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também. Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos.

Benefícios do Pequi e Bom para Visão: A Vitamina A pode ser encontrada em grandes quantidades no Pequi. Beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. Portanto, o teor de carotenoides do pequi atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isto quer dizer que consumindo pequi você pode melhorar a visão e impedir a degeneração macular e também a cataratas causadas, comumente, por radicais livres.

Benefícios do Pequi e Bom Para Combate os Radicais Livres: Por conter antioxidantes, o pequi ajuda a combater os radicais livres.

Benefícios do Pequi Pode Ajuda No Tratamento Do Lupos e Diabetes: Como os antioxidantes combatem os radicais livres, pesquisas estão sendo desenvolvidas para provar que o extrato do pequi pode ajudar no tratamento da diabetes e do lupos que concentram grandes quantidades de radicais livres.

Benefícios do Pequi e Bom Para Hidratar o Corpo: O Pequi também pode ser usado para hidratar a pele, além disso, o Pequi ajuda Acelera o processo de cicatrização de feridas e aumenta a hidratação.

Benefícios do Pequi e Um Bom Remédio Natural Para Asma: Pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia

Valor Nutricional do Pequi: O Pequi é uma boa fonte de fibras, como: Vitamina A, carotenoides, ácidos graxos monoinsaturados, entre eles o ácido linoleico e oleico. Podem ser encontrados também ácidos esteárico e palmítico. Além disso, O Pequi ocupa um papel importante na cultura dos povos indígenas da região do Cerrado do Brasil

Outros Benefícios do Pequi Para Saúde:

  • Saúde cardiovascular O produto é bom para a saúde cardiovascular por ser composto de ácidos graxos que contribuem com a diminuição dos níveis elevados de colesterol sanguíneo. Ele ainda ajuda na construção de paredes de artérias e vasos sanguíneos, o que colabora com a prevenção de ataques cardíacos, derrames e doença arterial coronariana.
  • Fonte de vitamina E O óleo extraído do pequi também é dotado de vitamina E, um nutriente que além de fazer bem aos cabelos, possui ação antioxidante e é importante para a fertilidade e para o sistema imunológico, tendo em vista que o mantém forte e apto para combater vírus e bactérias.

Cuidado com os espinhos do Pequi: Vá com calma quando for experimentá-la pela primeira vez. Ela não deve ser mordida, porque é um verdadeiro campo minado. Não é a toa que Pequi, em tupi-guarani significa “fruto com espinho na semente”. Para quem nunca provou pequi, tem vontade de conhecer seu sabor, mas, não quer sair com a língua carregada de espinhos, existe em São Paulo, e provavelmente em outras grandes capitais, sua versão em lascas, já em conserva, e também licores e sucos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.