Scroll Top

DICAS DE SAÚDE FRUTAS GRÃOS E CEREAIS

Os 7 Benefícios do Cacau Para a Saúde

Rate this post

Os 7 Benefícios do Cacau para a Saúde. Além disso, O cacau, cultivados principalmente na América do Sul e central, Ásia e África, são produzidos pela planta Theobroma cacao. Com mais de 300 constituintes importantes para a saúde, os grãos de cacau, quando corretamente integrados na alimentação, trazem inúmeros benefícios.

O cacau, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate. Ele é rico em flavonóides e antioxidantes, tendo ainda mais que o açaí e a blueberry. Na constituição do cacau incluem-se inúmeros minerais e vitaminas, e ainda, componentes como polifenóis, flavonoides, feniletilamina ou a teobromina. Confira de seguida os principais benefícios dos grãos de cacau para a sua saúde.

Para se ter uma ideia, em 2 colheres de sopa de cacau em pó, encontraremos apenas 25 calorias e 1,5 grama de gordura. Além de 3,6 gramas de fibras, o que corresponde a 14% dos valores diários. Teremos também 8% dos valores diários em ferro e 14% em magnésio.

Cacau Melhora a saúde do coração: O cacau é capaz de melhorar a saúde do coração devido aos diversos nutrientes encontrados nele. O magnésio, por exemplo, é capaz de fortalecer o músculo cardíaco melhorando sua performance e ainda evita que coágulos sejam formados.

Cacau e um bom Anti-inflamatório: Ainda em decorrência de seus flavonoides, um dos benefícios do cacau em pó é seu efeito anti-inflamatório, com suas funções vasodilatadoras.

Cacau Melhorar o humor: E combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.

Cacau Auxilia no emagrecimento: O cacau possui baixo valor calórico, é mais nutritivo e, ainda, contém fibras que são essenciais para o emagrecimento. Com o consumo de cacau você se sentirá saciada por um tempo maior, as fibras auxiliarão no trabalho efetivo do intestino. Com o bom funcionamento do intestino, a sensação de inchaço diminui.

Cacau Ajuda a regular o intestino: Porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;

Cacau Diminui a incidência de doenças respiratórias: Problemas respiratórios como as bronquites, asmas e alergias podem ser prevenidas e também combatidas pelo consumo de cacau. Ao ingerir a fruta, elementos como a xantina e a teofilina agem com o intuito de melhorar o fluxo de ar nos brônquios. O cacau ainda, possui propriedades antialergênicas e anti-inflamatórias.

Brownie de Cacau com Linhaça:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo
  • 1 xícara de chá de farinha de linhaça
  • 4 ovos
  • 6 colheres de sopa de margarina sem sal
  • 1 ¼ de xícara de chá cacau em pó (150g)
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo branca

Modo de Preparo: Derreter a manteiga em banho maria, acrescentar o cacau e mexer até ficar uniforme. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas e continuar batendo até a massa ficar clarinha. Adicionar o açúcar e bater até homogeneizar.

Enquanto mistura lentamente com uma espátula, adicionar o cacau, o trigo e a linhaça até ficar uniforme. Levar ao forno pré aquecido a 230ºC por cerca de 20 minutos, pois a superfície deve ficar seca e o interior, úmido.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.