ALIMENTOS

Arroz Preto → O que e, Nutrientes, Benefícios, Como Fazer!

Arroz Preto → O que e, Nutrientes, Benefícios, Como Fazer!
Gostou do post? Avalie!

Arroz preto → O que e, Nutrientes, Benefícios, Como Funciona. Além disso, Arroz preto fornece benefícios de saúde incríveis, apreciados pelos nobres da China antiga. O arroz preto tem servido de base alimentar em várias culturas, predominando na Ásia. Seu sabor é caracterizado por sua textura enrugada e tem um aroma de noz. Atualmente, sua popularidade está aumentando devido ao seu alto valor nutricional

O que e arroz preto?

O arroz preto, também chamado de arroz venere, é uma variedade de arroz exótico da China, seu consumo era proibido para os pobres, só a nobreza poderia consumi-lo; É por isso que esse arroz é conhecido como “arroz proibido”

O arroz preto é caracterizado não só pela sua cor, mas também pelo seu aroma, que é semelhante ao aroma da noz. Sua cor escura é devido ao teor de antocianinas, um antioxidante do tipo beta-carotenóide encontrado também em mirtilos. Este arroz quando cozido muda sua cor para tonalidades mais escuras, daí o nome do arroz preto.

Atualmente, pessoas de todas as idades podem apreciar seu sabor rico, seu alto valor nutricional e aproveitar todos os benefícios para a saúde. Cozinhar e desfrutar pode ser feito em qualquer ocasião especial ou você pode simplesmente se apresentar para a dieta semanal.

VEJA MAIS → As 10 Receitas Fit para Emagrecer até 9kg em 1 semana.

Em comparação com o arroz branco, que é um dos mais consumidos no mundo, o arroz preto tem menos carboidratos simples e uma maior contribuição de nutrientes, o que significa que o arroz preto ajuda a manter os valores de açúcar no sangue e fornece uma melhor qualidade de nutrientes ( 3 ).

Embora o consumo de arroz integral seja geralmente recomendado muito mais, o arroz preto também é uma excelente opção. Vamos saber porque:

Benefícios arroz preto?

Rico em ferro, o arroz preto possui 20% a mais de proteína que a versão branca, além de possui maior quantidade de fibras. “Ele é riquíssimo em antocianinas, que melhoram a saúde do coração. Também ajuda a prevenir reações alérgicas respiratórias como asma e rinite por suprimir a ação da histamina, a substância que é a grande responsável por essas reações alérgicas. Por ser rico em proteínas, o arroz preto contribui para a regeneração. Além de todos esses benefícios para a saúde, a versão preta do arroz ajuda a emagrecer. “Como possui grande quantidade de fibra, o grão proporciona sensação de saciedade, ajuda a queimar calorias e regula o funcionamento do intestino”, completa a nutróloga.

Diferença entre arroz preto e branco?

O arroz preto tem oito vezes a quantidade de polifenóis do arroz branco
Crédito: Shutterstock

O grão é escuro porque é integral e conserva a película que o envolve. Essa “capa” dá um aroma e sabor diferente. “A versão preta possui gosto mais exótico e marcante, é usada por diversos chefs. Segundo a especialista, a cada 100g do grão encontram-se 20% a mais de proteína e oito vezes a quantidade de polifenóis em comparação com o arroz branco. Cada 100g do arroz preto contém 4g de fibras, 332 calorias e 0,34 mg de vitamina B1.

Comparação com o arroz integral?

Segundo a nutrológa, considerando as propriedades de ambos, o arroz preto é melhor que o integral porque possui maior quantidade de fibras que ajudam na regulação do intestino, de magnésio que é responsável pela fixação de cálcio nos ossos, mais proteínas e menos calorias. “A vantagem do arroz integral está na reposição de energia, graças à quantidade de carboidratos (77,5 g) que é maior se comparada ao do arroz preto (72 g)”, completa Ana Luisa.

Valor nutricional do arroz preto?

arroz preto é altamente nutritivo, uma chávena de arroz preto preparados fornece cerca de 160 calorias e, embora o seu valor calorífico é muito semelhante ao arroz, arroz preto-se como sendo particularmente estirpe de arroz com menos calorias por dose, e como maior quantidade de fibras e proteínas; Da mesma forma, o arroz preto é rico em beta-caroteno, assim como nas vitaminas B1 e B2, além de fósforo, potássio, ferro e cálcio ( 4 , 5 ).

Uma xícara de arroz cru, contém:

  • 160 calorias
  • 5 g de Gordura – 2% CDR Valor Diário Recomendado
  • 34 g de carboidratos -11% CDR
  • 2 g de fibra – 8% CDR
  • 1 g de açúcar
  • 5 g de proteína

Por tudo isso, o arroz preto é uma excelente opção para consumi-lo em uma dieta de controle de peso, por sua baixa ingestão calórica, por uma dieta formadora de músculos, por sua alta ingestão protéica, ou por uma dieta para combater constipação , devido ao seu alto teor de fibras. Eu convido você a consumir isso.

Como preparar arroz preto?

O arroz preto deve ser cozido levando-se em conta que o tempo de cozimento é maior que o do arroz branco, desta vez é semelhante ao que o arroz inteiro leva. Isso leva entre 45 e 55 minutos.

VEJA MAIS → Emagrecer 11 kg de Gordura Abdominal Em 25 Dias

Além disso, para facilitar o cozimento, é necessário deixá-lo de molho na noite anterior. E o ideal é deixar que três medidas de água cozinhem para uma de arroz. E há muitas receitas para desfrutar do arroz preto, juntamente com outros alimentos saudáveis.

Algumas dicas?

  • Embeber um dia antes facilitará a cocção e o processo será mais rápido.
  • Este arroz não só pode ser apreciado com sal e óleo ou manteiga, mas também pode servir de base para preparar outros pratos, como saladas.
  • Bem, o arroz preto, embora venha da China, começou a ser comercializado em outros países, então você pode obtê-lo em uma loja oriental ou on-line.

Como pode ser consumido?
Agora há muitas razões para desfrutar do arroz preto e as maneiras de consumi-lo são muitas. Como expliquei antes, a cocção não é complicada, por isso só resta procurar os complementos ideais para apreciá-la.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.