AS 8 DICAS PARA ENGORDA OU PERDER GORDURA COM CREATINA, E COMO
Esclarecendo de vez se o uso de creatina pode engordar ou interferir na perda de peso para quem tem o objetivo de emagrecer. Existem vários tipos de suplementos que auxiliam na formação de músculos. Entre os suplementos, a principal base são as proteínas e precursores destas. Portanto, é comum achar, em suplementos, uma grande quantidade desse nutriente.
Os aminoácidos são precursores das proteínas. É a partir da junção de vários aminoácidos que se formam as proteínas e, consequentemente, os músculos, que dependem em muitos fatores das proteínas para se formar, crescer e desenvolver. A creatina é um aminoácido e, portanto, colabora na formação de massa muscular em nosso corpo. Ela é a grande parte dos músculos esqueléticos, sendo 95% de sua composição.
Este aminoácido é responsável por alterar a fosfocreatina, a qual funciona como reserva de energia. Quando o corpo, especialmente os músculos, necessita de energia injetada rapidamente, seja para exercícios que demandem explosões, assim como corridas, entre outros, a fosfocreatina é acionada, convertendo-se em ATP que chegará ao seu destino mais urgente, ou seja, os músculos.
Entre os vários suplementos, a creatina é considerada, pelos especialistas, a melhor suplementação para melhorar a performance do atleta durante exercícios, especialmente as atividades anaeróbicas, primeiramente devido a atuação junto à fosfocreatina e, depois, pelo aumento considerado da massa muscular e das fibras.
A Creatina engorda ou atrapalha a perda de gordura?Entretanto, muitos atletas deixam de utilizar tal suplemento devido ao mito de que ele interferiria na perda de gordura. Uma quantidade considerável de pessoas, que já usaram suplementos a base de creatina, relataram que puderam perceber a diminuição na perda de peso. Mas tal sensação pode ter sido criada devido a outros fatores, os quais também fazem parte das características da suplementação com creatina.
Uma das principais problemáticas do uso da creatina é a retenção de líquido. A creatina, quando entra nas células musculares, age diretamente na organela mitocondrial, responsável por converter glicose em energia, sob a forma de ATP. As mitocôndrias irão conceder energia às células e aos músculos, criando a fosfocreatina, a qual dá energia rapidamente. Contudo, além de dar energia, a mitocôndrias também é responsável por fazer o processo de osmose dentro da célula, estabilizando os teores de água dentro da célula muscular. Entretanto, nesse processo de osmose,
ocorre um aumento maior de água dentro da célula, expandindo-a.
Daí a impressão da pessoa achar que engordou ou que a creatina está atrapalhando no processo de emagrecimento quando se está em busca desse objetivo.
É esse o processo que dá o resultado rápido da creatina: um aumento muscular visível em pouco tempo. O grande problema é que se o atleta deixar de tomar a creatina, os músculos diminuirão de tamanho, mas isso devido à perda de água, não perdendo o ganho muscular dos treinos. Por isso, algumas pessoas acreditam também que a creatina interfira na diminuição da porcentagem de gordura no corpo, pois ela aumenta o volume dos músculos, não deixando eles com aspecto de tonificados, mas de inchados. Devido a isso, quando se suplementa com creatina, é importantíssimo que o consumo de líquido seja aumentado, afinal o corpo irá guardar mais líquido, podendo faltar para outras áreas.
Atentando-se a essas informações, muitas pessoas poderiam acreditar que a creatina não possui muito valor para quem está em busca de hipertrofia.Ledo engano. A creatina, pelo contrário, pode ajudar e muito na hora de compor músculos.
A energia é o principal impulsionador na hora de realizar atividade física. Quando o corpo recebe doses extras de energia, convertida em ATP dentro dos músculos, é bem mais fácil de manter-se em um exercício, ao contrário de casos que você não tem tanta energia. Quando o atleta mantem-se no exercício, consegue desempenhar esta ou aquela atividade por mais tempo, seus ganhos são maiores. A creatina é responsável por possibilitar uma melhora no desempenho do atleta durante determinado exercício, o qual auxiliará ainda mais na hora de criar músculos.
VOCÊ PRECISA VER ISSO:
Seja o primeiro a comentar!