BELEZA E ESTÉTICA PLANTAS REMÉDIOS NATURAIS

Como Prevenir e Eliminar Pedra no Rim Pela Dieta

Como Prevenir e Eliminar Pedra no Rim Pela Dieta
Gostou do post? Avalie!

Quem já teve crise de cálculo renal conhece bem os sintomas: uma dor lombar quase insuportável que se espalha para a região abdominal. E as pedras são cada vez mais comuns: ?Os diagnósticos aumentaram, em média, 20% nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, à piora na qualidade da alimentação?, afirma o urologista Gustavo Convolar, do Hospital São Luiz, em São Paulo.

A visita periódica ao urologista ou nefrologista e mudanças simples na dieta ajudam a evitar o tormento. Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, reforça: ?Beber água também previne o problema, mas nada de exagero. Para cada quilo, a pessoa precisa tomar 30 ml?. É só fazer as contas e andar com a garrafinha para cima e para baixo. Aprenda a seguir que outros cuidados tomar para evitar as crises

pedaBeber Água Suficiente Não beber água o bastante é um dos fatores de risco número um para pedra no rim.
Pode depender consoante o clima onde você vive, pelo que se vive em climas mais quentes e secos, precisa consumir mais água. Mas em média, você deve tentar beber pelo menos 8 copos de água por dia.

Se você ainda não bebe tantp, comece lentamente aumentando o quanto você bebe para o seu corpo ter tempo para se ajustar aos fluidos extras. O melhor teste para saber se você está bebendo o suficiente é checar a sua urina. Se for clara ou amarela clara tudo bem, se é amarelo escuro, você não está bebendo líquidos suficientes

01=Reduzir o consumo de Sódio:
Consuma menos menos sal e alimentos salgados, principalmente alimentos processados pois costumam ter quantidades aumentadas de sal.

02=Consumir Plantas Diuréticas:
Plantas diuréticas chamadas de Oxálica e fosfatúrica facilitam a eliminação de oxalatos e fosfatos juntamente com a urina. Estes sais são alguns dos principais causadores das areias e das pedras no rim. Exemplos de plantas que pode começar consumindo lentamente em forma de chá(infusão): Alcachofra, Azevinho, Bétula, Cardo-corretor, Énula, Espargo, Ortossifão, Pilosela, Salsaparrilha-bastarda, Vara-de-ouro.

03=Aumentar o Consumo de Fibras:
Aumente a quantidade de fibras que você come como feijão, farelo de aveia, alimentos com trigo, cenoura e repolho.

04=Reduzir o Consumo de Demasiada Proteína:
Reduza na proteína animal como carne, ovos e peixe, principalmente no caso de sofrer de pedra no rim de ácido úrico. Deve procurar uma dieta equilibrada que não seja demasiadamente alta em proteína animal. Por isso deve limitar o consumo de carne bovina, frango, porco, peixe e ovos pois esses alimentos contêm uma grande quantidade de proteína.

05=Beber Suco de Limão:
Beber limonada feita de limões reais é um ótimo suco anti pedra no rim. O limão tem vários benefícios terapêuticos para a saúde, nomeadamente o citrato presente no limão consegue quebrar as pedra no rim fazendo com que se libertem na urina.

06=banner300x250_fm_mapa_foto_mai14:
A importância do Magnésio
O magnésio é responsável por muitas reações bioquímicas em seu corpo e a deficiência deste mineral tem sido associada a casos de pedra no rim. O magnésio desempenha um papel importante na absorção e assimilação do cálcio do seu corpo, sendo que o excesso de cálcio pode realmente tornar-se tóxico e contribuir para a formação de pedras no rim. Vegetais de folhas verdes como o espinafre são excelentes fontes de magnésio, assim como o feijão, nozes, amêndoas, sementes de abóbora ou girassol e abacate.

07=Evitar o Açúcar:
O açúcar desorganiza as relações dos minerais no organismo interferindo com a absorção de cálcio e magnésio. O consumo de açúcares não saudáveis tem até aumentado os casos de pedras no rim em crianças que abusam do consumo do açúcar.

08=Praticar Exercício Físico:
Se você leva uma vida sedentária ou estiver acamado estará mais propenso a vir a desenvolver as pedras. Isso acontece porque a atividade física limitada pode fazer com que seus ossos libertem mais cálcio no sistema sanguíneo. Fazendo exercício, você irá também prevenir tensão arterial elevada, o que é um dos fatores que contribuem para o aumento do risco desta condição no sistema excretor.

O que evitar se você tem pedra

Esses alimentos são ricos em oxalato, fosfato e outros nutrientes que contribuem para a formação de cálculos. Evite-os se tem tendência ao problema.

  • Peixes e frutos do mar
  • Gema de ovo
  • Vísceras (fígado, coração, moela)
  • Grão-de-bico, lentilha, soja
  • Escarola, agrião, brócolis, couve, espinafre, mostarda, nabo, acelga, beterraba, cebolinha, aspargo, alho-poró,
  • berinjela, quiabo
  • Figo, ameixa, castanha, uva-passa, caqui, amora, tangerina, uva
  • Café, chá preto, chocolate, groselha
  • Gergelim, nozes, amendoim
  • Pimenta

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.