BELEZA E ESTÉTICA DIETA E NUTRIÇÃO ÓLEOS REMÉDIOS NATURAIS
Óleo de Copaíba no Tratamento Natural Para Problemas de Pele
Óleo de Copaíba no tratamento natural para problemas de pele. Além disso, A copaíba é uma árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, muito predominante no Brasil nas regiões amazônicas. Também conhecida como copaibeira, pau-de-óleo e óleo-de-copaíba, é uma planta de grande porte, podendo atingir até 40 metros de altura e quatro metros de diâmetro. A copaíba vive cerca de 400 anos.
Vários lugares do Brasil não possuem o óleo de copaíba na apresentação líquida, ou seja, é preciso mandar manipular este remédio natural e fisioterápico em alguma farmácia de manipulação, a partir disto o mesmo vem em cápsulas, o melhor de tudo é que o copaíba em cápsulas, ou seja, o copaíba manipulado em farmácias é ainda mais barato do que o copaíba em líquido, aumentando ainda mais o custo benefício deste “medicamento”, diga-se de passagem.
Como fazer uso do óleo de copaíba: A administração do óleo de copaíba pode ser feita de forma segura se o mesmo for utilizado de forma externa sobre a pele ou mesmo cabelos. Como veremos adiante, é recomendado que sua ingestão seja feita apenas sob a orientação médica.
Com o óleo de copaíba em mãos, é possível aplicar de 2 a 3 gotas sobre o local onde deseja-se alcançar os benefícios desejados. Em casos de irritação na pele, é possível aplicar o óleo diretamente sobre a área afetada uma vez ao dia, durante uma semana.
Benefícios do Óleo de Copaíba: O cariofileno e o ácido caurenóico são os dois componentes químicos responsáveis pela maioria das propriedades terapêuticas e benefícios do óleo de copaíba:
- Anti-inflamatório e antibiótico natural
- Melhora as dores musculares
- Atua contra micoses
- Excelente desintoxicante
- Ativa a circulação
- Auxilia no processo de cicatrização
- Benéfico para tratamentos capilares, como seborréia e queda
- Alivia edemas (inchaços)
- Possui propriedades anticancerígenas, ajudando na prevenção do surgimento de células cancerígenas de
- ovário, próstata, rins, cólon, pulmões, mamas, melanoma e leucemia
- Ação bactericida e anticéptica
- Previne os gases estomacais e intestinais
- Expectorante
- Diurético e Laxante
- Possui efeito calmante sobre a pele e mucosas inflamadas, combatendo o ressecamento e dando maciez
- Excelente para quem tem artrite
As copaíbas são árvores nativas da região tropical da América Latina e África Ocidental e, no Brasil, aparecem, principalmente, na região amazônica e Centro-Oeste. O óleo de copaíba é produzido de uma resina retirada a partir de incisões no tronco dessas árvores.
Efeitos colaterais do óleo de copaíba: Pela sua natureza oleosa, a seiva de copaíba pode acelerar os movimentos intestinais, causando desconforto estomacal e diarreia. Outros possíveis efeitos colaterais do óleo de
- Copaíba:
- Vômito;
- Erupções na pele;
- Alergia.
- O óleo de copaíba é contraindicado para gestantes e lactantes.
Como usar o óleo de copaíba: Para o tratamento de problemas da pele ou cicatrização de ferimentos, recomenda-se aplicar algumas gotas do óleo de copaíba 3 ou 4 vezes ao dia sobre a área afetada.
- No caso específico das dores causadas pelas doenças reumáticas, o óleo deverá ser levemente amornado antes de ser massageado sobre a articulação inflamada.
- O uso oral do produto deverá ser feito apenas sob orientação médica, pois em excesso o óleo de copaíba pode causar intoxicação. E mesmo com liberação do médico, a utilização precisa prosseguir de maneira bastante gradual, a fim de evitar possíveis reações ao óleo de copaíba.
- A orientação de como tomar o óleo de copaíba sugerida abaixo é dada por um dos principais fabricantes do produto:
- Na primeira semana, uma gota ao dia (preferencialmente na parte da manhã), diluída em água já é suficiente adaptar o organismo e ao mesmo tempo garantir os benefícios do óleo de copaíba;
- A partir da segunda semana, poderão ser ingeridas duas gotas ao dia (também misturadas à água ou suco), e assim sucessivamente durante as próximas semanas, até atingir uma quantidade máxima de 3-4 gotas ao dia.
VOCÊ PRECISA VER ISSO:
Seja o primeiro a comentar!