ALIMENTOS DIETA E NUTRIÇÃO REMÉDIOS NATURAIS

Os 10 Benefícios da Vitamina D Para Saúde

Os 10 Benefícios da Vitamina D Para Saúde
Gostou do post? Avalie!

Os 10 benefícios da vitamina D para saúde. Além disso, A vitamina D tem ganhado cada vez mais atenção no que diz respeito a dieta e suplementação. De fato, os benefícios da vitamina D são numerosos, e a sua deficiência bastante perigosa e indesejável. Trata-se, porém, de uma vitamina que o corpo é capaz de produzir, contanto que seja exposto a níveis adequados de luz solar.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Vitamina-D-benefíciosOs benefícios da vitamina D estão relacionados com a boa saúde dos ossos e dos dentes, com o aumento da força muscular e do equilíbrio, e com a diminuição do risco de doenças como diabetes, obesidade e câncer.

Vitamina D Fortalece os ossos: A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta. O cálcio é responsável por fortalecer ossos e dentes. A deficiência deste nutriente pode causar o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta. Um exemplo da importância da combinação dessas duas substâncias é que sempre que a recomendação de suplementação de cálcio é recomendada ela é feita juntamente com a vitamina D para atuar na absorção do mineral.

Vitamina D Maior Imunidade: Assim como muitas outras vitaminas, a vitamina D tem entre suas funções a capacidade de estimular o sistema imunológico. A sua influência é verificável através de um estudo publicado em julho de 2014 na Today’s Dietitian, que conclui que crianças com bons níveis de vitamina D são mais raramente infectadas pela gripe. Naturalmente, essa potência ampliada do sistema imunológico também é capaz de proteger o corpo de muitas outras doenças.

Vitamina D Prevenir diabetes: A vitamina D ajuda a prevenir o diabetes porque atua na manutenção da saúde do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina. Assim, níveis baixos de vitamina D fazem com que o pâncreas libere menos insulina, o que provoca aumento na quantidade de açúcar do sangue, principal característica da diabetes.

Vitamina D Protege o coração: A vitamina D participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina.

Vitamina D Proteção a Nível Genético: Estudos recentes apontam para a proteção que a vitamina D fornece a centenas de genes. Sem essa proteção, esses genes se tornam sujeitos a alterações nocivas, que muitas vezes figuram como causas do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e autoimunes, mas sobretudo do câncer.

Vitamina D Prevenir obesidade: A falta de vitamina D está ligada à obesidade porque baixos níveis dessa vitamina no sangue provocam o aumento da sensação de fome e a diminuição do metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e acumule mais gordura.

vitamina-dVitamina D Gravidez segura: A vitamina D é muito importante para as gestantes. No primeiro trimestre a falta dela pode levar a abortos. Em casos de abortos múltiplos no início da gravidez, pode ser que o sistema imunológico da mãe esteja rejeitando a implantação do embrião. Como a vitamina D age no sistema imunológico, ela pode corrigir este problema.

Vitamina D e Saúde Hormonal: Bons níveis de vitamina D se relacionam também à saúde hormonal ao estimular a produção adequada de estrogênio nas mulheres e de testosterona nos homens. Uma vez que a vitamina D é sintetizada pelo corpo através da exposição ao sol, essa poderia ser uma explicação para o aumento da libido durante o verão.

Vitamina D Fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio: A vitamina D participa do processo de formação dos músculos e está ligada a uma maior força e agilidade muscular. A deficiência dessa vitamina pode provocar sintomas como dor e fraqueza muscular, principalmente nas pernas, além de causar desequilíbrios e quedas em idosos.

Vitamina D Previne e ajuda no tratamento do câncer: A falta de vitamina D favorece 17 tipos de câncer, como os de mama, próstata e melanoma. Isto ocorre porque a substância participa do processo de diferenciação celular, que mantém as células cardíacas como células cardíacas, as da pele como da pele e assim por diante. Desta maneira ela evita que as células se tornem cancerosas. Além disso, a vitamina D ainda promove a autodestruição das células cancerosas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.