ALIMENTOS DIETA E NUTRIÇÃO FRUTAS

Os 20 Benefícios da Manga Para a Saúde

Os 20 Benefícios da Manga Para a Saúde
Gostou do post? Avalie!

Os 20 Benefícios da Manga para a saúde. Além disso, A manga é umas das frutas nativa do sudeste da Ásia e da Índia como hoje é cultivada em climas tropicais em países como Brasil, México, Equador, Peru, Guatemala e Haiti. A sua casca é verde e se torna vermelha e/ou amarela conforme a fruta amadurece

Sua polpa é um amarelo intenso, de sabor doce e textura fibrosa, que variam de uma variedade para a outra. A polpa envolve o que chamamos de caroço, onde fica a semente da mangueira. Esse artigo abordará para que serve esta fruta, trazendo uma lista de propriedades e muito benefícios da manga. Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, e muito antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta. A manga é uma fruta pouca calórica e cada 100 g de manga têm 52 calorias, e uma manga média pesa entre 300 e 500 gramas.

Mango with leaf and slices isolated on white background

A manga ajuda nos cuidados com cabelo e pele, ao mesmo tempo em que nutre e purifica o organismo com suas propriedades antioxidantes e diuréticas. As frutas fazem parte da dieta básica, ocupando boa parte da pirâmide alimentar que guia os nutricionistas nas sugestões de alimentação, principalmente por conter a frutose, o tipo mais natural de açúcar que ajuda a equilibrar a produção de glicose no sangue.

Manga pode te ajudar a perder peso: Sim, é isso mesmo. Mas frutas não contém carboidratos e engordam? Apesar de conter carboidratos, utilizar a manga como substituto de outras refeições calóricas, como lanches da manhã e da tarde com massas, pães, biscoitos e alimentos gordurosos, é uma excelente estratégia para reduzir o número de calorias ingeridas diariamente. A manga contém, sim, carboidratos, porém tem baixa densidade calórica. Os benefícios da manga para o emagrecimento são os menos compreendidos.

Assim, mesmo comendo uma quantidade razoável, que leva à saciedade, a quantidade de calorias ingerida será baixa. Isso ajuda a criar o deficit calórico necessário na queima dos quilos extras.

Manga deixa a pela mais bonita: Essa extensa combinação de vitaminas e minerais já seria suficiente para dizermos que a manga é uma excelente aliada da pele. Entretanto, além do benefício da manga como alimento, ela ainda pode ser aplicada diretamente na pele.

Basta cortar em pedaços finos e aplicar sobre a pele por 10 a 15 minutos, isso vai desobstruir os poros, refrescar a pele e ainda ajudar na prevenção da acne.

Manga Ajuda a controlar a pressão: porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias do nosso corpo;

Quais as vitaminas da Manga:

  • Os nutrientes encontrados na manga são:
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Vitamina C;
  • Vitamina do complexo B;
  • Vitamina A;
  • Fibras;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Cobre.

Muitas desses nutrientes e vitaminas ajudam a proteger o organismo de inflamações, combater células cancerígenas e fortalece o sistema imunológico em geral.

Manga protege contra o câncer: Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, estudaram 5 variedades de manga em laboratório e identificaram que extratos da fruta, contendo polifenóis, foram capazes de inibir o crescimento de células de câncer de cólon e mama sem afetar células saudáveis. Mais pesquisas são necessárias, para validar os resultados, porém a fruta já apresenta potencial anticancerígeno.

Curiosidades sobre a Manga: Comer manga com leite não é exatamente uma verdade, como muito já se sabe, a questão socioeconômica da época em que este mito foi criado, é devido a nobreza da fruta que não deveria ser servida a escravos.

Assim como os mesmos consumiam grandes quantidades de leite, sendo assim, era uma forma de reduzir o consumo de tais alimentos para que fossem poupados e vendidos a altas classes.

Comer manga verde não causa problemas sérios como e disseminado pelas pessoas, somente a quem possui dificuldades de digestão, sendo a manga verde mais difícil de digerir.

Fora isso, o único fator que torna uma ideia não tão boa em comer a manga verde, é devido ao fato da mesma possuir uma menor quantidade de propriedades nutritivas, já que a mesma ainda está se formando.

Manga ajuda no controle do diabetes: A manga tem um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea na forma de glicose.

Isso é um fator importante por não induzir picos de glicemia e insulina e poder ser uma ótima fonte alimentar para pessoas com diabetes. Além disso, as fibras presentes na manga também auxiliam no retardo da absorção dos carboidratos dos alimentos e na redução das concentrações de açúcar no sangue.

As folhas da mangueira tem mostrado ação contra o diabetes, ajudando no controle dos níveis de insulina. Para isso basta ferver 5 ou 6 folhas e deixar em repouso durante a noite para então filtrar e tomar pela manhã.
manga-saudavelManga e Antioxidante e laxante:
Graças ao seu alto teor de em vitaminas A e C e a seus ácidos palmítico e málico, a manga é uma fruta muito antioxidante que ajuda na proteção contra doenças cardíacas, alergias e câncer. Um pedaço de 100 g de manga contém 36,4 g de vitamina C, o que corresponde a 61% das necessidades diárias dessa vitamina.

A fibra da manga junto à frutose que contém facilitam o trânsito intestinal e atuam como laxante natural, prevenindo a prisão do ventre de uma maneira fácil e eficaz.

Manga ajuda a regular seu intestino: A alta concentração de fibras da manga promove o bom funcionamento do intestino, sendo substrato para micro-organismos “do bem” da flora intestinal. Uma alimentação rica em fibras evita as sensações de inchaço, desconforto e até mau humor causadas pela constipação.

Aqui e uma observação é importante sobre a manga: sempre prefira o consumo da fruta ao invés do suco, pois o suco não contém as mesmas quantidades de fibras. Como você já percebeu, alguns dos importante benefícios da manga estão relacionados à quantidade de fibras da fruta

Mousse de manga saudável para a saúde: Esta mousse de manga tem um sabor intenso mas pode ser servida até mesmo para bebês porque não tem açúcar. Quanto mais madura a manga estiver, mais saborosa irá ficar a mousse, mas se desejar adoce à gosto antes de solidificar.

Ingredientes:

  • 4 mangas grandes e bem maduras
  • 200 ml de iogurte natural açucarado
  • 1 folha de gelatina sem sabor dissolvida em água

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador até que fique uniforme, coloque num recipiente de vidro e leve à geladeira por 2 horas. Sirva gelado.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.