DIETA E NUTRIÇÃO LEGUMES E VEGETAIS

Os 26 Beneficio da Batata Doce Para Saúde

Os 26 Beneficio da Batata Doce Para Saúde
Gostou do post? Avalie!

Os Beneficio da Batata Doce. Ale disso, a Batata Doce possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”.

Estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a batata doce ajuda a emagrecer. No Brasil, há quatro variedades: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada. Confira a seguir os benefícios da batata doce para a saúde

A batata-doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia com carboidratos saudáveis sem elevar muito o açúcar no sangue, sendo, por isso uma excelente opção para quem malha. Além disso, em pequenas quantidades, também pode ser usado por quem está fazendo dieta porque ajuda a diminuir rapidamente a fome.

batata doce 4Apesar de ser mais consumida nas regiões norte e nordeste do Brasil, a batata doce tem ficado cada vez mais famosa em todas as partes do país por causa dos seus inúmeros benefícios, tanto para a saúde quanto para o corpo, que pode ficar mais fino. Gostou da novidade? Então, conheça todos os benefícios da batata doce.

Beneficio da Batata Doce para Emagrece: A batata doce recebeu esse nome porque tem um sabor adocicado. Entretanto, ela possui bem menos calorias que uma batata comum e que o arroz. E como ela possui um baixo Índice Glicêmico (IG), é digerida com mais lentidão pelo organismo, o que gera a sensação de saciedade por mais tempo. Isso também gera a liberação de energia lenta e gradualmente, contendo os picos de insulina no sangue e o consequente acúmulo de gordura.

Beneficio da Batata Doce para  Malhar: 9 entre 10 atletas escolhem a batata doce como alimento preferido antes da malhação. E não é para menos: o alimento vai soltando a energia aos poucos, deixando o estômago forrado enquanto é digerido. Por isso, ela serve como uma verdadeira “bomba” para quem pratica atividades físicas pesadas, principalmente a musculação e os exercícios aeróbicos de grande duração como o ciclismo e a corrida.Para tanto, uma batata doce média cozida é o suficiente para aproximadamente 1 hora e meia de malhação.

Batata Doce e ricas em vitamina B6: A vitamina B6 ajuda a reduzir a homocisteína química em nossos corpos. A homocisteína tem sido associada com doenças degenerativas, incluindo ataques cardíacos.

Batata Doce são boa fonte de vitamina C: Enquanto a maioria das pessoas sabe que a vitamina C é importante para ajudar a afastar os vírus de gripes e resfriados, poucas pessoas sabem que esta vitamina fundamental desempenha um papel importante na formação óssea e dentária, a digestão, e na formação de células sanguíneas.

Ela ajuda a acelerar a cicatrização de feridas, produz colágeno, que ajuda a manter a elasticidade da pele jovem, e é essencial para lidar com o estresse. Ela ainda ajuda a proteger nosso organismo contra toxinas que podem estar ligadas ao câncer.

Batata Doce Ricas em vitamina D: Eles contêm vitamina D de monte, que é fundamental para o sistema imunológico e saúde em geral, nesta época do ano. A vitamina D é produzida principalmente no nosso corpo como o tanto de luz solar que recebemos.

Você já deve ter ouvido falar sobre transtorno afetivo sazonal (ou SAD, como também é chamado), que está ligado à pouco luz solar e, portanto, gera uma deficiência de vitamina D.

A vitamina D desempenha um papel importante em nossos níveis de energia, humor, e ajuda a construir ossos saudáveis, coração, nervos, pele e dentes.

Batata doce contém muito ferro: Todos nós estamos cientes de que precisamos do ferro mineral para ter energia suficiente, mas o ferro desempenha outras funções importantes em nosso corpo, incluindo a produção de células brancas do sangue, resistência ao estresse, funcionamento do sistema imunológico adequado, e a metabolização de proteínas, entre outras coisas.

Batata Doce e Rica em magnésio: As batatas doces são uma boa fonte de magnésio, que é um relaxamento e ante estresse mineral. O magnésio é necessário para a artéria saudável, sangue, ossos, coração, músculo, e a função do nervo, mas os especialistas estimam que cerca de 80 por cento da população no Brasil pode ser deficiente neste importante mineral.

Batata Doce e Rica em potássio: Elas são uma fonte rica em potássio, um dos eletrólitos importantes que ajudam a regular sinais de pulsação nervosa. Tal como os outros electrólitos, o potássio desempenha muitas funções essenciais, algumas das quais incluem as contrações musculares relaxantes, reduz o inchamento, e protege e controla a atividade dos rins.

Mississippi’s 2012 sweet potato crop should be slightly above average. These Beauregard sweet potatoes grew at White and Allen Farms in Calhoun County. (Photo by Mississippi Sweet Potato Council/Benny Graves)

Batata Doce e Rica Açúcar saudável: As batatas doces são naturalmente com sabor doce, mas os seus açúcares naturais são lentamente liberados na corrente sanguínea, ajudando a garantir uma fonte equilibrada de energia, sem picos de açúcar no sangue ligados à fadiga e ao ganho de peso.

 Batata Doce e Rica em carotenoides: Sua rica cor laranja indica que eles são ricos em carotenoides, como betacaroteno e outros, que são os responsáveis pelo transporte da vitamina A em seu corpo.

Carotenoides ajudam a fortalecer a nossa visão e aumentar nossa imunidade à doença, eles são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e proteger contra os efeitos do envelhecimento.

Um estudo com mais de 124 mil pessoas mostrou uma redução de 32% no risco de câncer de pulmão em pessoas que consumiram uma variedade de alimentos ricos em carotenoides, como parte de uma dieta regular.

Outro estudo em mulheres que completaram o tratamento para a fase inicial do câncer de mama, descobriram que as mulheres com as maiores concentrações sanguíneas de carotenoides tiveram a menor probabilidade de reincidência do câncer.

Batata Doce e Fácil e gostosa: As batatas doces são muito versáteis. Experimente assada, como purê, cozida no vapor, cozida ou grelhada. Você pode adicionar em sopas e ensopados, ou grelhados e colocar em cima de folhas verdes para uma deliciosa salada.Tente grelhar elas com cebola e pimentas vermelhas para um maravilhoso lanche.

Benefícios da Batata Doce: 

  • Por seu baixo índice glicêmico, auxilia na queima de gordura e no ganho de massa muscular;
  • Auxilia no controle da diabetes;
  • Fortalece o sistema imunológico por causa da sua quantidade de vitamina A;
  • Reduz o colesterol total;
  • Auxilia na digestão devido ao seu teor de fibras;
  • Ajuda a prevenir câncer;
  • Regula a pressão arterial;
  • Reduz cãibras;
  • Faz bem para a pele;
  • Fornece energia para o treino de musculação;
  • A vitamina A presente no tubérculo age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos e do tecido epitelial;
  • Auxilia na formação de colágeno;
  • Previne anemia.

É bom frisar que, embora tenha muitos benefícios e auxilie no emagrecimento, é importante dosar a quantidade de batata doce ingerida, porque em excesso e sem a prática de atividades físicas, ela pode engordar.

Como consumir: A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce é prepará-la cozida e com casca. Também pode ser assada ou consumida na forma de purê e de chips. Não é recomendado fritar, pois a fritura aumenta a gordura na batata doce, prejudicando a sua saúde. O sabor adocicado combina com canela, mel, coco e noz-moscada. O tubérculo pode substituir a batata-inglesa em pratos como sopa, bacalhoada, purê e salada.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.