ALIMENTOS EMAGRECER RECEITAS

OS 5 Benefícios da Ameixa Para a Saúde

OS 5 Benefícios da Ameixa Para a Saúde
Gostou do post? Avalie!

são frutos suculentos e deliciosos que pertencem ao género Prunus do Rosaceae da família que também abrange os pêssegos, damascos e nectarinas. Existem ameixas em diversas cores e formas com mais de 2000 variedades diferentes. As ameixas são amplamente divididos em três grupos: European-asiática (Prunus domestica), japonês (Prunus salicina) e ameixa (Prunus insititia). China é a principal harvester de ameixas, seguido pelos Estados Unidos, Sérvia e Roménia. Dentro os EUA, maior produção de ameixas acontece na Califórnia. Junto com o, a variedade doce escolhido a dedo, ameixas também pode ser seco ou enlatado. Estes frutos são então referido como ameixas .

ameixaAmeixas são pequenas árvores de folha caduca que crescem a uma altura de cerca de 10-15 m e frutifica com características diferentes com base no país de origem. Ameixas são drupas ou frutas de caroço com um poço suave e um vinco que funciona abaixo de um lado. Ele contém polpa suculenta variando do amarelo cremoso vermelho carmesim. A cor da pele exterior pode variar consideravelmente de vermelho ou amarelo escuro ao roxo ou preto.

Os benefícios da ameixa são maiores do que as pessoas tem conhecimento. Normalmente conhecida apenas pelas propriedades laxativas, a ameixa possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade dessa fruta que pode ser uma grande aliada da saúde, perda de peso e defesa contra diversas doenças.

Informações nutricionais por unidade:

  • Energia: 30 calorias
  • Carboidratos: 7,5 g
  • Proteínas: 0,5 g
  • Gorduras: 0,2 g
  • Fibras: 0,9 g
  • Colesterol: 0 g

Benefícios da ameixa A ameixa (prunus domestica) é o fruto da ameixeira e vem sendo muito pesquisada devido às substâncias presentes em sua composição, os fenóis, que tem poder antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células causado pelos radicais livres. Segundo pesquisas austríacas, seu poder antioxidante encontra-se mais concentrado quando está bem madura, quase em processo de decomposição, por isso, o ideal é comer os frutos nesse estágio! Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral.

Ela possui alta concentração de vitamina C, portanto, ajuda o sistema imunológico e previne doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo; possui vitamina A (betacaroteno), portanto, é excelente para a visão, unhas, ossos e ainda colabora para um bronzeado eficiente e natural! Possui ainda, vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitando a queda e também são essenciais ao crescimento. Também possui potássio e mais fibras do que qualquer outra fruta ou vegetal!

1=Ajuda a emagrecer:
Apesar de o consumo de frutas ser visto com cautela por nutricionistas e por quem deseja emagrecer devido às altas concentrações de açúcar, a ameixa pode ser uma aliada na perda de peso. Isto porque ela é rica em fibras, uma porção de 100g da fruta fresca, possui aproximadamente 2,4g de fibras alimentares. As fibras exercem um papel importante no trânsito gastrointestinal e na saciedade. Elas aumentam o tempo que o alimento permanece no estômago e absorvem água, aumentando o volume do bolo alimentar. Assim, induzem uma sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a fome e com isso a ingestão de mais calorias.

Um estudo da Universidade de Liverpool demonstrou o efeito do consumo diário de ameixa como auxiliar na perda de peso. Cem homens e mulheres obesos ou com sobrepeso que não tinham o hábito de consumir fibras na sua dieta, foram divididos em dois grupos, um deles consumiu ameixa diariamente (mulheres 140g e homens 171g) e o outro apenas seguiu uma dieta saudável tradicional. Observou-se uma perda de peso e redução da circunferência abdominal no grupo que consumiu ameixas de, em média, 2,0kg e 2,5cm. Valores superiores aos que foram observados no segundo grupo, que perdeu 1,5kg e 1,7cm respectivamente. O efeito foi atribuído à propriedade da ameixa de aumentar a saciedade devido às fibras.

2=Ajuda na manutenção e ganho de massa muscular:
As ameixas são ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.
Desta forma, a ameixa é um excelente alimento para quem pratica atividades físicas, auxiliando na manutenção e ganho de massa magra, uma vez que ajuda a manter os níveis de potássio adequados para o bom funcionamento muscular. Ela também ajuda na manutenção dos níveis de glicogênio, fonte de energia fundamental para a contração muscular, além de beneficiar o equilíbrio eletrolítico como um todo, o que é fundamental para todas as funções vitais do organismo.

3=Reduz o colesterol:
As fibras insolúveis presentes na ameixa são metabolizadas pelas bactérias do intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, entre eles o ácido propiônico, que tem demonstrado ter papel inibidor sobre umas das principais enzimas envolvidas na produção endógena de colesterol, a HMG-CoA redutase. Com uma menor atividade dessa enzima, menos colesterol é sintetizado, reduzindo seus níveis no sangue.

Além disso, as fibras solúveis se ligam aos ácidos biliares, removendo-os pelas fezes. Os ácidos biliares são sintetizados pelo fígado a partir do colesterol, e têm papel fundamental na digestão de gorduras. Com a indução da eliminação desses ácidos pelas fibras presentes na ameixa, o fígado tem que usar mais colesterol para sintetizar mais ácidos biliares, o que também favorece a redução dos níveis plasmáticos desse esteróide.

4=Regula o funcionamento intestinal:
Uma das propriedades mais conhecidas da ameixa é seu efeito laxativo, auxiliando pessoas que possuem um trânsito gastrointestinal mais lento e que com isso sofrem com constipação.
Esta ação também se devem à presenças das fibras insolúveis que não conseguem ser digeridas e absorvidas no intestino delgado e continuam até o intestino grosso, onde absorvem água e facilitam a eliminação das fezes.
Além disso, ameixas também contém sorbitol, um poliol de efeito conhecidamente laxativo, pelo mesmo princípio que as fibras: absorve água estimulando o funcionamento do intestino.
Um bom funcionamento intestinal está diretamente ligado à disposição, bom humor e redução do risco de câncer de intestino.

5=Melhora a saúde dos ossos:
Muitas pesquisas também têm demonstrado os benefícios da ameixa na manutenção e recuperação da densidade óssea. Os flavonóides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea. A ameixa também contém boro, um micronutriente que desempenha papel importante na ossificação e manutenção geral da densidade óssea.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.