ALIMENTOS DIETA E NUTRIÇÃO FRUTAS
Os 6 Alimento Rico em Vitamina C
Os 6 alimento rico em vitamina C. Além disso, Vitamina C, É importante para a absorção de ferro, age na manutenção dos vasos sanguíneos e tecidos, melhora a resistência contra infecções, ajuda no processo de cicatrização, contribui com o crescimento adequado dos ossos, produz colágeno e diminui a ação de componentes que trazem alergia.
A vitamina C é um importante componente na fortificação do sistema imunológico. Poderoso antioxidante, ela atua contra o envelhecimento celular ao combater os radicais livres e ajuda a reduzir os efeitos colaterais provocados por poluentes presentes no ar. Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres que em excesso favorecem a instalação de doenças.
A atuação dessa vitamina não para por aí: a nutricionista Cristina Martins, conta que o nutriente também atua na síntese de neurotransmissores e sais biliares, auxilia na absorção do ferro e age no funcionamento de hormônios do córtex adrenal. Além disso, a nutricionista Sílvia Gabriela Abreu e Silva, lembra que a vitamina é responsável pela rigidez do colágeno, prevenindo inflamações ao auxiliar na saúde de tendões, ligamentos e juntas.
Qual a quantidade diária ideal de Vitamina C:
Até agora, sempre foi dito que a quantidade diária ideal de vitamina C seria de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Porém, recentemente o Instituto Linus Pauling, nos Estados Unidos, concluiu que esse valor não é apropriado. Em artigo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition, a dose ideal revisada é de 200 miligramas, tanto para homens como para mulheres.
Lembrando que os suplementos de vitamina C disponíveis no mercado normalmente contêm 1000 mg (1g), ou seja, 5 vezes mais que a dose diária recomendada. Portanto, fiquem atentas, pois o excesso de vitamina C no organismo em alguns casos pode ocasionar problemas como pedras nos rins. O melhor é sempre obter a vitamina C através dos alimentos.
Acerola: 941 miligramas de vitamina C. (uma porção) Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresenta propriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.
Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.
Caju: 220 miligramas (uma porção) Caju tem uma quantidade muito baixas de açúcar e ainda sem colesterol prejudicial, o que fazer o caju se torna seguro para os diabéticos! Ele ainda ajuda na redução do risco do tipo 2 diabetes
Pimentão: 190,3 miligramas. (uma xícara).Nós o conhecemos como pimentão, e ele pode ser encontrado na versão verde, vermelha, e também amarelo. Pertencente ao gênero Capsicum, da família das Solanáceas, seu período de maior colheita é entre agosto e outubro. Ele possui traços comuns com as pimentas, a berinjela, o tomate, jiló, até mesmo batatas, e muito mais.
Couve: 160,8 miligramas. (dois copos) Couve é um superstar na arena de carotenoides e flavonoides, dois poderosos antioxidantes que protegem nossas células contra os radicais livres que causam o estresse oxidativo. O quempferol flavonoides e quercetina (para não demitir os 45 outros flavonoides distintos em Couve)
Também são conhecidos por lutar especificamente contra a formação de células cancerosas. Além da Couve rico em antioxidantes tais como vitamina C, vitamina A, e manganês, A Couve é certamente uma escolha inteligente na batalha contra a oxidação celular.
Mamão: 95,6 miligramas. (um mamão pequeno: 157 gramas) Nutricional do mamão Um mamão papaia médio tem cerca de 120 calorias, 30 gramas de carboidratos (incluindo 5 gramas de fibra e 18 gramas de açúcar) e 2 gramas de proteína. Mamão é uma excelente fonte de vitamina C e um único fruto médio pode fornecer o dobro das necessidades diárias do nosso organismo.
Morangos: 86,5 miligramas. (uma porção) O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem.
Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. Prefira cozinhar ao vapor.
VOCÊ PRECISA VER ISSO:
Seja o primeiro a comentar!