ALIMENTOS DIETA E NUTRIÇÃO FRUTAS

Os 7 Benefícios da Carambola Para a Saúde

Rate this post

Os 7 benefícios da Carambola para a saúde. Além disso, Carambola é um fruto exótico e atrativo de uma espécie de árvore nativa da Indonésia e Índia, chamada de Averrhoa carambola.

Tanto a árvore como seus frutos são populares em todo o Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e partes da Ásia Oriental. A árvore também é cultivada na Colômbia, Guiana, República Dominicana, Brasil e nos Estados Unidos, no sul da Flórida e do Havaí.

Benefícios da carambola: A carambola é uma fruta exótica com sabor acentuadamente cítrico dependendo da maturação da fruta, mas que pode trazer diversos benefícios para a saúde. Por ser rica em diversas vitaminas, como a vitamina A, C e algumas do complexo B, a carambola é muito útil na prevenção de gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, age como antioxidante, fazendo com que o corpo seja capaz de combater os radicais lives.

carambolaJá as vitaminas do complexo B (riboflavina, piridoxina e outras) atuarão favorecendo o metabolismo e várias outras funções dentro do corpo. O potássio da carambola irá ajudar o sistema sanguíneo, diminuindo a pressão e regulando os batimentos cardíacos.

Problemas da carambola: Infelizmente, apesar de possuir as vitaminas mencionadas acima, a carambola também possui um lado ruim. Pacientes com problemas renais crônicos não devem ingerir a carambola, isto porque a fruta conta com a enzima caramboxina que não é filtrada pelos rins.

O excesso da caramboxina pode atingir o cérebro e ocasionar vômito, confusão mental, agitação psicomotora, convulsões e levar até mesmo à morte. Pessoas com propensão a formação de cálculos renais por ácido oxálico devem evitar o consumo da fruta.

Diabéticos também devem evitar o consumo da carambola, pois eles têm tendência a desenvolver problemas renais. Algumas pessoas com hipertensão têm problemas renais assintomáticos, de modo que o consumo da carambola pode agravar o quadro.

Carambola é Rica em Vitamina C: A carambola contém boas quantidades de vitamina C, um poderoso antioxidante natural. 100g da fruta fresca proporcionam 34,7mg ou 57% do nível diário de vitamina C. Em geral, o consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o organismo humano a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais, a limpar pró-inflamatórios e radicais livres.

Carambola é Laxante: A polpa desta fruta contém fibra solúvel, um composto que ajuda pessoas que sofrem de prisão de ventre. Muitos consideram essa fruta um poderoso laxante. Sua fibras ainda melhoram a digestão.

carambola-nutricaoCarambola é Rico em Antioxidantes: Carambola é rica em flavonóides antioxidantes e fitonutrientes polifenólicos, a carambola contém os flavonóides quercetina e epicatequina, além de ácido gálico. O total de polifenóis no fruto é de 143mg por 100g. Esses compostos ajudam a proteger dos efeitos deletérios dos radicais livres e a repelí-los do corpo.

Carambola Fornece potássio: Dentro de seu conteúdo mineral, está sua concentração de potássio, que é necessário para a transmissão e geração de impulsos nervosos, para uma atividade muscular normal e ainda é um dos principais responsáveis por regular a hidratação e regulação celular.

Carambola Funciona como diurético natural: O fruto de carambola e seu suco são frequentemente recomendados por médicos, muitas vezes como diurético, para aumentar a produção de urina e expectorante para suprimir a tosse.

Carambola Previne o envelhecimento: Seus antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce eliminando os radicais livres que danam as células. Ela ainda ajuda a manter a pele jovem e saudável.

Carambola é Rico em minerais importantes: A fruta também contém uma pequena quantidade de minerais e de eletrólitos, como potássio, fósforo, zinco e ferro. O potássio é um componente importante de fluidos celulares do corpo, ajudando a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.