ALIMENTOS DIETA E NUTRIÇÃO GRÃOS E CEREAIS REMÉDIOS NATURAIS

Os 8 Benefícios da Sementes do Mamão Para Saúde

Os 8 Benefícios da Sementes do Mamão Para Saúde
Gostou do post? Avalie!

A semente de mamão é uma grande fonte de fibras, rica vitaminas. É bastante útil para o bom para que o organismo desenvolva melhor .

A semente de mamão é um regularizador natural do intestino, ele ajuda as pessoas que não tem o hábito de ir no banheiro normalmente. Mas, como já falamos anteriormente o mamão também é fonte de nutrientes benéficos pra a saúde do nosso corpo,

Ele é fonte das vitaminas B, C , é um antioxidante natural e auxilia na redução do colesterol ruim e ameniza as chances de ter ataques cardíacos. Lembre-se que sempre que puder comer mamão, seja ele puro, com cereais ou até mesmo em outros pratos torna-se benéfico para a saúde.

Sabemos que esta fruta oferece diversos benefícios para a saúde, mas você sabia que as sementes de mamão também são comestíveis e podem inclusive fazer bem ao nosso organismo?

Riquíssimo em vitaminas e minerais, o mamão se firmou ao longo dos anos como uma das frutas mais saudáveis que existem, mas durante todo esse tempo nós não estávamos aproveitando as vantagens que suas sementes têm a nos oferecer. Neste artigo você saberá o que as sementes de mamão podem fazer pelo nosso organismo, e certamente nunca mais vai querer jogá-las fora como fazia antes.

semente_de_mamaoBenefícios da semente de mamão para a saúde:

  • O mamão ajuda a normalizar o intestino: O mamão pois possui boa quantidade de fibras, que aumentam o peristaltismo, facilitando assim a evacuação.
  • Contém carotenóides : Os carotenóides estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como
  • fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.
  • O mamão é rico em vitaminas do complexo B: Vitaminas (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.
  • O mamão contém alta quantidade de fibras – Contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.
  • Fruta macia – Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.
  • Papaína – Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.
  • O mamão papaia é rico em vitamina C – É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer.
  • Contém fósforo – Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.

Benefícios do mamão papaia para saude: O mamão tem ação antioxidante, anticancerígena, auxilia a digestão.Uso:

Rico: em vitamina A e C, e fonte de potássio.

Compra e conservação: Escolha frutas grandes, firmes, amareladas e sem machucados, que cedem um pouquinho se forem apertadas. Guarde na gaveta de geladeira por 3 a 4 dias.

Suco: Escolha frutas amareladas que cedem ligeiramente ao serem apertadas. Tire a casaca, cuidando para não manuseá-las demais. Não é necessário retirar as sementes.

Polpa: O mamão papaia vai muito bem com outras frutas em bebidas e serve para adoçar, acrescentando uma textura cremosa às vitaminas. Use as sementes, pois contêm proteína.

Contra-indicação: Algumas substâncias contidas no mamão podem suprimir os efeitos do hormônio progesterona na mulher, ocasionando abortos. Por este motivo não é recomendado o consumo por mulheres grávidas. Pessoas com sensibilidade ao látex devem evitar consumir mamão e produtos produzidos com mamão.

 Benefícios da semente de mamão para Protegem contra o câncer: A papaína presente nas sementes de mamão é capaz de dissolver a camada de proteínas que se forma em volta das células cancerígenas, ajudando o sistema imunológico a destruí-las com mais facilidade.

Elas também contêm antioxidantes que ajudam a combater o câncer, fortalecendo as enzimas protetoras e estimulando a atividade anti-metástase. Além disso, as sementes possuem um composto chamado benzil isotiocianato, capaz de inibir a formação e o desenvolvimento das células cancerígenas, sendo importante na luta contra vários tipos de câncer, como o de mama, pulmão, cólon, pâncreas, próstata e leucemia.

Benefícios da semente de mamão para  Desintoxicam o fígado: As sementes de mamão contam com propriedades desintoxicantes que são especialmente benéficas para “limpar” o fígado. Comer uma pequena quantidade delas todos os dias pode ajudar não só a ter um fígado mais saudável, mas a tratar doenças como a cirrose.

Um remédio natural amplamente usado no tratamento desta doença é ingerir as sementes trituradas ou amassadas em um pilão, misturadas com uma colher de sopa de suco de limão fresco. A recomendação é fazer isso duas vezes ao dia, por um mês.

Benefícios da semente de mamão para  Melhoram a circulação sanguínea: A fibrina é a substância presente nas sementes de mamão que ajuda a estimular a circulação sanguínea no organismo. Ela é capaz de reduzir o risco de formação de coágulos e melhorar a qualidade das células, contribuindo para manter um bom fluxo de sangue no sistema circulatório. Acredita-se que a fibrina também possa reduzir o risco de derrame.

mamãooEnzimas proteolíticas que contêm fibrina são especialmente úteis para pessoas que passam grande parte do dia sentadas, já que promovem a circulação nos membros inferiores e previnem a formação de coágulos. Elas também ajudam quem costuma passar muitas horas sentado em aviões. Dessa forma, quem tem problemas circulatórios pode se beneficiar muito adicionando estas poderosas sementes à dieta.

Benefícios da semente de mamão para Possuem propriedades antibacterianas e antivirais: As substâncias e enzimas presentes nas sementes de mamão atuam como agentes virais que são capazes de tratar e curar diversos tipos de infecções. Elas são, por exemplo, comumente usadas na Costa Rica há anos no tratamento da dengue.

Além disso, estudos mostram que consumir sementes de mamão pode combater e matar bactérias famosas como a Escherichia coli, mais conhecida pela abreviação E. coli, estafilococos e salmonella. Elas também podem ser usadas como um tratamento eficaz para intoxicações alimentares.

Benefícios da semente de mamão para  Combatem parasitas: As sementes são ricas em papaína, uma enzima proteolítica capaz de livrar nosso corpo da presença de parasitas. Ela ajuda a manter altos os níveis de enzimas digestivas na dieta, normalizando e fortalecendo o ambiente do trato gastrointestinal e tornando-o inóspito e menos propício à aparição e instalação de vermes e bactérias.

 Benefícios da semente de mamão para consumir as sementes de mamão: Depois de cortar o mamão pela metade, tire as sementes usando uma colher grande. Elas estão presas em uma substância gelatinosa que pode ser retirada passando-as em água corrente. Elas são um pouco amargas e possuem um sabor levemente apimentado.

As sementes podem ser consumidas puras, da forma como foram retiradas do mamão, ou adicionadas a molhos, saladas e sopas. Outra opção é fazer batidas misturando-as com outras frutas. Elas também podem substituir bem a pimenta do reino em qualquer prato.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.