DIETA E NUTRIÇÃO RECEITAS REMÉDIOS NATURAIS
Remédios Caseiros de Óleo de Coco Para a Gengivite
Remédios caseiros de Óleo de coco para a gengivite. Além disso, O óleo de coco tem propriedades antibacterianas que podem reduzir de forma eficaz a placa que se forma nos dentes e ao redor das gengivas.
A gengivite é uma alteração na gengiva (inchaço e vermelhidão) decorrente do acúmulo de resíduos de alimentos na região, resultado, muitas vezes da higienização incorreta da boca.
Mesmo sendo de caráter passageiro, ao detectar um caso de gengivite é imprescindível que você a trate, uma vez que postergar os cuidados pode gerar outros problemas, como mau hálito, úlceras, sangramentos e dores, provocados pela proliferação das bactérias.
Para ficar livre do problema, aposte em receitas caseiras simples e práticas que você pode preparar com ingredientes que possui em casa.
O que é óleo de coco?
O óleo de coco é um óleo comestível extraído do coco e possui diversas aplicações. Pode ser usado tanto na dieta, como em tratamentos estéticos para o cabelo ou para a pele. Ele é essencialmente composto por gorduras saturadas, ou triglicerídios de cadeia média (TCM).
A vantagem desses triglicerídios é que são absorvidos mais facilmente pelo corpo, principalmente no fígado, sendo convertidos rapidamente em energia e não se acumulando em forma de gordura.
Basicamente, existem dois tipos de óleo de coco: o extravirgem e o refinado. O refinado é feito com o coco seco, enquanto o extravirgem é produzido através do coco fresco.
Normalmente, esse óleo é encontrado em estado líquido em altas temperaturas, só ficando sólido e branco quando submetido à temperaturas inferiores 25ºC.
Trata-se de um alimento muito controverso. Enquanto uma parcela considerável de especialistas não recomenda o uso do produto, uma grande quantidade de pessoas não deixa de falar sobre seus benefícios para a saúde.
Quais são os benefícios?
- Seu uso regular proporciona importantes benefícios como:
- Evita as doenças nas gengivas e na boca;
- Contém substâncias anti-inflamatórias que são úteis para a prevenção e o tratamento da gengivite;
- Possui ação inflamatória;
- Diminui os resíduos das bactérias que alteram o pH da boca;
- Atua contra as cáries e os sangramentos nas gengivas;
- Combate a dor na mandíbula;
- Evita as infecções, a inflamação e a dor;
- Pode ser utilizado como complemento no tratamento da articulação
temporomandibular (articulação que permite a movimentação da mandíbula inferior); - Reduz o mau hálito;
- Clareia os dentes;
- Diminui a presença de bactérias na língua e neutraliza a halitose;
- Reduz as manchas amarelas que se formam na superfície dos dentes em virtude do acúmulo de tártaro e restos de alimentos;
Mais dicas:
Muitas pessoas combinam o óleo de coco com o bicarbonato de sódio, criando uma espécie de creme dental caseiro com ação branqueadora. Mas, é muito importante tomar cuidado com essa prática pois, quando utilizada em excesso, acaba por corroer o esmalte que protege os dentes.
Detalhe importante:
O óleo de coco se solidifica no frio, por isso fique atento ao lugar onde vai descartá-lo após o bochecho. É recomendado fazer o enxague pela manhã, antes e depois das refeições, mas pode ser feito a qualquer momento que você desejar.
Você pode fazer com um pouco de água morna, assim evita a sensação engordurada do óleo E que tal começar o hoje mesmo? Gostou? Então compartilha!
Seu uso como creme dental reduz o risco de infecções orais e fortalece a mandíbula para evitar a dor e a inflamação.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de óleo de coco (30 g)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5g)
Preparo:
- Combine o óleo de coco orgânico com a colher de chá de bicarbonato de sódio até conseguir uma pasta espessa.
Modo de uso:
- Coloque o produto sobre a sua escova de dentes e escove como de costume.
- Evite descartar a pasta pelo ralo da pia, já que o óleo se solidifica e pode causar entupimentos.
Use uma vez ao dia, sem se exceder.
VOCÊ PRECISA VER ISSO:
Seja o primeiro a comentar!