BELEZA E ESTÉTICA REMÉDIOS NATURAIS
Remédios Caseiros Para Combater Caspa
Caspa Seborreia é um incômodo horrível e não é só estético. Ela acontece pela descamação do couro cabeludo – região produtora de sebo -, causada pela quantidade excessiva de produção do óleo das glândulas sebáceas (por isso é comum associar a oleosidade dos cabelos às caspas, elas costumam mesmo vir juntas). Além de provocar coceiras constrangedoras, este problema pode ficar visível nas roupas em qualquer ocasião, causando o desconforto imediato, pois podem passar a imagem de que aquilo está acontecendo por má higiene.
Isto necessariamente não é verdade, pois a caspa pode aparecer no couro cabeludo, sobrancelhas, partes próximas ao nariz, barba, peitos, costas e até nas axilas e orelhas, desencadeadas por vários fatores externos, tais como:
- Produtos químicos
- Fungos
- Alterações hormonais
Outras causas bastante conhecidas são o estresse (provoca a produção excessiva do sebo), falta de alimentação adequada (alimentos sem nutrientes, em momentos errados e com muito carboidrato) e mau funcionamento do intestino.
Conheça alguns remédios naturais para caspa:
Acabe com este incômodo utilizando remédios caseiros à base de frutas, como maçã e banana. Veja detalhes:
- Couve: Aplique diariamente no couro cabeludo, espere agir e retire com água morna. Realize o procedimento até perceber que as caspas estão diminuindo. Este é um ótimo remédio!
- Beterraba: Ferva a beterraba e depois espere esfriar por uns dez minutos. Quando ainda estiver meio quente, use a água para enxaguar o couro cabeludo e o massageie (cuidado para não usar as unhas).
- Carqueja: Use vinte gramas de folhas de carqueja para cada litro de água. Faça o chá, o espere esfriar e consuma quatro xícaras ao dia. Armazene-o em uma garrafinha na geladeira.
- Maçã: Poucos sabem, mas o suco de maçã é um excelente remédio para evitar a caspa. Parta uma maçã em várias partes e as coloque em um recipiente com água. Ferva e espere até que morne ou esfrie. Enxágue o cabelo (tendo o cuidado para massageá-lo da maneira correta) e deixe o suco de maçã agir por vinte minutos. Por fim, lave o cabelo e retire todo o suco.
- Banana: Possui alantoína e magnésio, substâncias que atuam na diminuição da produção de sebo no couro cabeludo.
- Alcaçuz: Contém glicerina (composto que minimiza a secreção dos óleos no couro cabeludo).
Um bom remédio caseiro para conseguir eliminar a caspa do cabelo é elaborar um tônico que contenha aipo como principal ingrediente. Para prepará-lo, você só tem que ferver um litro de água e adicionar um caule de aipo. Deixe ferver mais 5 minutos e espere até esfriar. Depois estará pronto para aplicar sobre o couro cabeludo e atuar como excelente loção anticaspa.
O limão também é um dos melhores ingredientes naturais que pode ajudar a combater a caspa e permitir que você consiga um cabelo mais saudável e brilhante. A receita consiste em preparar um enxágue capilar à base de suco de limão. Esprema um limão fresco e aplique o suco no cabelo após o xampu
Um remédio caseiro muito popular no tratamento da caspa é o uso do vinagre de maçã. Para prepará-lo você deve diluir o vinagre de maçã com a mesma proporção de água. Coloque a mistura em um pulverizador, aplique nos cabelos e deixe atuar durante 40 minutos, aproximadamente. Depois, faça uma lavagem normal do seu cabelo. Notará como o seu cabelo fica mais sedoso e com um brilho especial.
1. Entenda o que causa a caspa:
O primeiro passo para se livrar da caspa é entender de onde ela vem. Uma das causas mais frequentes da caspa está vinculada ao acúmulo de malassezia no couro cabeludo.
A malassezia é um fungo do tipo levedura que cresce nas áreas oleosas como o couro cabeludo. Quando as defesas naturais do couro cabeludo estão comprometidas, os agentes irritantes produzidos pela malassezia penetram na camada de proteção do couro cabeludo e fazem com que ele produza e libere mais células da pele que o normal. Os flocos brancos ou acinzentados que associamos à caspa são essas células caindo do couro cabeludo.
2. Mantenha o couro cabeludo hidratado:
Um couro cabeludo ressecado e desidratado também podem agravar os sintomas da caspa causar coceira e causar ainda mais descamação. Beba bastante água para manter o couro cabeludo hidratado e livre de coceiras. Ao fazer isso, seu corpo poderá recuperar qualquer perda de umidade.
Condições climáticas extremas podem ressecar o couro cabeludo. Por isso, evite usar em excesso chapéus e bonés no versão e certifique-se de manter a cabeça aquecida no inverno. O excesso de procedimentos térmicos de beleza no cabelo também podem causar ressecamento. Por isso, evite o uso excessivo de secadores de cabelo, chapinhas e modeladores de calor,pois eles podem causar danos e ressecar o couro cabeludo e os cabelos.
3. Mantenha o couro cabeludo livre da oleosidade em excesso:
O couro cabeludo produz um óleo natural chamado sebo que proporciona uma camada de proteção que é essencial para mantê-lo hidratado e evitar o ressecamento. No entanto, o excesso de sebo no couro cabeludo pode deixar seu cabelo gorduroso e ajudar a causar o aparecimento da caspa.
Isso pode ser facilmente evitado, depois de usar produtos para estilizar os cabelos, lave e os enxágue bem para garantir que os excessos não se acumulem no couro cabeludo. A falta de higienização adequada do couro cabeludo pode ajudar no aumento de oleosidade e no aparecimento da caspa.
4. Lave o couro cabeludo e o cabelo com shampoo anticaspa:
O passo mais importante para se livrar da caspa e garantir que ela não volte é usar um shampoo anticaspa. Os shampoos anticaspa podem ser encontrados facilmente na maioria das farmácias e supermercados e são ótimos não apenas porque tratam os sintomas da caspa, mas seu uso regular impede que ela volte.
Para ter um tratamento anticaspa eficiente, experimente usar o shampoo CLEAR. Com o uso regular, ele nutre os cabelos e ajuda a recuperar a camada de proteção natural do couro cabeludo, deixando seus cabelos macios, saudáveis e livres de flocos visíveis. CLEAR oferece produtos para todos os tipos de cabelos, você pode encontrar o shampoo CLEAR certo para o seu cabelo aqui.
Então aqui estão, cinco passos simples para manter seu cabelo livre da caspa. Se você sofre com a caspa, experimente-os hoje mesmo e, muito antes do que imagina, você não precisará mais com esse problema e poderá se sentir mais confiante.
VOCÊ PRECISA VER ISSO:
Seja o primeiro a comentar!